Tutor

TUTOR ATUAL - 2012

Natural de Salvador – Bahia, nascido em 22/09/1964, graduou-se em Medicina em 1989 pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, tendo fundado o Grupo de Cirurgia Experimental, onde com os trabalhos realizados foi Premiado em vários Congressos organizados por Centros de referência como a USP.  Realizou Residência Médica no Hospital 09 de Julho – São Paulo, pelo período de 1990 a 1993. Obteve o título de Mestre pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de  Medicina em 1997 e obteve título de Doutorado com louvor (Nota 10) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, em 1999. Em sua trajetória de Pesquisa, vem publicando trabalhos na linha de pesquisa experimental, realizando modelos de Vídeo-Laparoscopia em Ratos, demonstrando ser adequado para Pesquisa e treinamento. Foi aprovado em Concurso Público para professor Adjunto da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Universidade Federal de Medicina – Faculdade de Medicina da Bahia, em 2002. Ex-tutor do PET/Medicina, desenvolvendo, assim, ações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão na FAMEB/ UFBA. Atualmente, além de Professor da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, faz parte da Coordenação do Núcleo de Pesquisa Experimental da Faculdade de Medicina da Bahia. Tornou-se tutor do PET Medicina UFBA em setembro de 2006, mas teve que deixar a função para assumir um projeto junto à Ashoka, em 2008. Em setembro de 2012 voltou a ser tutor do grupo.


EX-TUTORES

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1987), mestrado em Saúde Coletiva (1996) e Doutorado em Saúde Pública (2002) ambos pela UFBA. Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e professora do Mestrado de Saúde Ambiente e Trabalho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, em Epidemiologia e em Gestão de Serviços de Saúde, tendo sido Secretária Municipal de Saúde na Bahia. Recentemente teve um artigo do qual é co-autora destacado entre os doze melhores do mundo, em 2007, pelas revistas internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, ambiente, saude infantil, diarréia, avaliação e saneamento. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial  - PET Medicina até setembro de 2012.


Graduada pela FAMEB em 1987, concluiu Residência Médica em Pediatria com Especialização em Infectologia Pediátrica em 1991, na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP, SP). Concluiu Mestrado em Assistência Materno-Infantil na UFBA (1994) com a dissertação “Avaliação da Antigenemia e Antigenúria através dos Testes de Contra-Imunoeletroforese e Aglutinação de Látex e seu emprego no Diagnóstico Etiológico e Prognóstico das Meningites Bacterianas na Infância”. Concluiu Doutorado em Medicina na UFBA (2001) com a tese “Aspectos Clínicos e Bacteriológicos das Pneumonias Adquiridas na Comunidade em Crianças e Adolescentes na Cidade de Salvador”, a qual teve como produtos 10 artigos publicados em revistas indexadas no PubMed. Em 1991 ingressou no Departamento de Pediatria como professor efetivo por concurso. Em 2001, tornou-se professor participante do CPGMS e em 2004 professor do corpo docente permanente (CPGMS). Foi chefe do Departamento de Pediatria (2003-2005) e em dezembro/2005 foi eleita membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde (FAMEB-UFBA). É editora geral do livro “Manual de Condutas Médicas do Departamento de Pediatria, FAMEB, UFBA”, lançado em 2005. É membro do grupo de revisores dos periódicos “Revista Baiana de Pediatria”, “Arquivos de Neuro-psiquiatria”, “Jornal de Pediatria (Rio J)”, “Medical Science Monitor”, “Social Science Medicine”, “Lancet” e da agência financiadora “The Wellcome Trust”. A principal linha de pesquisa é Saúde da Criança e do Adolescente com ênfase para Infecção Respiratória, Infecção Pneumocócica, Infecção do Sistema Nervoso Central. É líder do Grupo de Pesquisa em Infectologia Pediátrica (CNPq) e trabalha em cooperação com o LACEN-BA, Instituto Adolfo Lutz-SP, Faculdade de Saúde Pública (USP), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (UFGO), Hospital del Niños-HN, Panama City, Panama, National Public Health Institute e Turku University Hospital (Finland), Organização Panamericana de Saúde (Washington, D.C., EUA). É integrante do Núcleo Gerencial do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (gestões 1991-1993, 1994-1996, 2001-2003, 2004-2007) e membro da Sociedade Européia de Infectologia Pediátrica (ESPID), a partir de dezembro/2005. Foi tutora do PET-Medicina (UFBA) entre abril e agosto/2006 e passou a integrar o quadro de bolsistas em Produtividade de Pesquisa do CNPq em setembro/2006.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, bolsista de produtividade científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor visitante da Sociedade Piauiense de Ensino Superior Instituto Camillo Filho, consultoria do Ministério da Saúde, consultor do Governo do Estado da Bahia e consultor do Ministério da Educação e do Desporto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hepatite c, tratamento, hepatite viral, hepatite b e hepatites virais.
Possui graduação (1976) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992) e Livre-docência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (1998) pela FAMEB-UFBA. Foi professor-assistente de doenças infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM, de 1988 a 1991), onde também implantou o Programa Tutorial de Treinamento (PET), bem como na FAMEB-UFBA. Atualmente, é professor adjunto-doutor IV da FAMEB-UFBA e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (Julho-2003 a Julho-2007). Editor da Gazeta Médica da Bahia (0016-545X). Membro do Conselho Editorial do The Brazilian Journal of Infectious Diseases (1413-8670), da Revista baiana de saúde pública (0100-0233) e da Revista de Ciências Médicas e Biológicas (1677-5090). Foi Coordenador (1993-1995) do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da FAMEB-UFBA. Também na área da Educação Médica, organizou, implantou e acompanhou (1993-1995) o Programa de Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Couto Maia (Salvador, Bahia), bem como os Programas de Residência Médica (Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia-obstetrícia e Medicina Familiar e Comunitária) das unidades hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Acre, de 1999 a 2002, e os PRMs de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia-obstetrícia da Secretaria de Estado do Amapá (2001 a 2003). No Estado do Acre, como Consultor da Secretaria de Estado de Saúde (1999-2002), elaborou o projeto do Curso de Medicina, posteriormente incorporado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), e organizou os campos de prática de atenção primária à saúde (policlínica e unidades básicas), atualmente utilizados pelos cursos de Medicina e de Enfermagem da UFAC. Também na cidade de Rio Branco (AC), coordenou (2000-2005) o extinto Curso de Mestrado em Medicina e Saúde, classificado como nível 5 da CAPES, extensão do curso do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da FAMEB-UFBA. Tem experiência em trabalhos de pesquisas em áreas endêmicas de interesse da área da Medicina Tropical, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, e atualmente tem projetos de pesquisa, apoiados pelo CNPq, FAPESB e COFECUB, na região do semi-árido (Povoado de Cavunge, município de Ipecaetá, Bahia) e do trópico úmido (Rondônia e Amapá), especialmente sobre hepatites virais. Pesquisador do CNPq. Membro do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Bioética da FAMEB-UFBA. Membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.