Processo Seletivo 2017 - EDITAL

EDITAL Nº 01/2017 PARA SELEÇÃO DE NOVOS PETIANOS

O tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade
Federal da Bahia (PET | Medicina - UFBA), Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo, no uso de suas atribuições, torna público este edital de seleção para bolsistas e voluntários do PET | Medicina UFBA.


1. DOS PRÉ-REQUISITOS

1.1 Estar regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestre do
curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no período letivo de 2017.1, segundo o
calendário de aulas desta.

1.2 Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,0 (seis).

1.3 Nunca ter sido reprovado em qualquer disciplina.

1.4 Não possuir nenhum tipo de vínculo empregatício.

1.5 Estar ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes)


2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 O processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.

2.2 A primeira etapa:

2.2.1 Possui caráter eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados até, no máximo, a 12ª colocação.

2.2.2 Será composta por: exame de conhecimentos em língua inglesa contendo interpretação de um texto em inglês; e exame de conhecimentos na língua portuguesa, que consistirá em
elaboração de uma redação em português.

2.3 A segunda etapa será composta por uma dinâmica em grupo. Participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.

2.4 A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na qual haverá a análise dos seguintes documentos: currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção.

2.5 O presente edital tem validade de 01 (um) ano, ou até que haja outro processo seletivo com edital próprio, a partir da divulgação dos resultados pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia.


3. DAS VAGAS

3.1 Serão disponibilizadas 03 (três) vagas para voluntários (não bolsistas), os quais se tornarão bolsistas quando do surgimento vagas - até o final da vigência deste edital - a partir do desligamento gradual dos atuais bolsistas do PET| Medicina – UFBA.

3.2 Ao se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 400,00 mensais.

3.3 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET | Medicina UFBA.

3.4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas, incluído nesta carga horária a disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18:00 às 21:00 horas (em caso de incompatibilidade devido a disciplina da grade curricular OBRIGATÓRIA, o horário da reunião poderá ser flexibilizado, a critério do grupo PET | Medicina UFBA).

3.5 O grupo PET | Medicina – UFBA tem férias anuais com duração de 01 (um) mês, sendo que não necessariamente coincidem com as férias oficiais da Universidade Federal da Bahia.

3.6 Em caso de greve na Universidade Federal da Bahia, as atividades do PET | Medicina – UFBA
se mantêm normalmente.

3.7 Caso o candidato esteja matriculado em mais de um semestre, será considerado o semestre em que esteja matriculado no maior número de componentes curriculares.


4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO

4.1 Carta de Intenção.

4.2 Fotocópia do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.

4.3 Cópia do Histórico Escolar on-line emitido pelo SIAC com o código de verificação.

4.4 Currículo Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico).

4.5 Fotocópia do Documento de Identificação e CPF.

4.6 Duas fotos 3x4 recentes.

4.7 Número da conta e agência do candidato no Banco do Brasil (se ainda não possui, deverá
abrir uma conta, caso selecionado).


5. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

5.1 O candidato deverá enviar um email até o dia 03 (três) de junho de 2017 para petmedicinaufba@gmail.com com o seguinte título: “Inscrição processo seletivo 2017.1”. O corpo do e-mail deverá conter os seguintes dados: nome completo do candidato, semestre que cursa na FMB-UFBA e telefones para contato. Até o dia 04 de junho, o candidato deverá receber confirmação por e-mail; caso não ocorra, deverá seguir recomendação do item 5.5.

5.2 Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do candidato, telefone e endereço de e-mail.

5.3 Com exceção do item 4.7, que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes são itens obrigatórios para a pontuação do candidato na terceira etapa do processo seletivo.

5.4 O envelope deverá ser entregue no dia da prova da primeira etapa (ver data e horário
abaixo). Ao entregar o envelope, o candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará
disponível no local.

5.5 Dificuldades no entendimento dos critérios listados acima a respeito da entrega da documentação deverão ser informadas por telefone aos bolsistas do PET | Medicina UFBA Lucas Gomes, pelo telefone (71) 98181-2001 (VIVO), e Renata Andrade, (71) 99230-8606 (TIM).


6. DAS ETAPAS

6.1 A primeira etapa constará da interpretação de texto do inglês para português e da elaboração de uma redação, em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 a 10 (dez), sendo que a nota final da etapa será resultado da média ponderada entre a nota da prova de inglês com peso 04 (quatro) e a nota da redação com peso 06 (seis). Esta etapa terá peso 04 (quatro) para classificação final. 

6.2 Na Redação, será avaliada a capacidade de compreender e de interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos linguísticos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve, então, ser capaz de: exprimirse com clareza, organizar e desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos enunciativos diversos. Na de Língua Inglesa, será avaliada a capacidade de entendimento em língua inglesa a partir da interpretação de um texto em inglês. A prova de inglês visa avaliar conhecimentos básicos da língua inglesa para realização de atividades do grupo. O anexo I ilustra o modelo da prova de inglês proposta.

6.3 A prova da primeira etapa será realizada no Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia, Canela, no dia 05 de junho de 2017, a partir das 18:30 horas, em sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05 (cinco) na primeira fase será automaticamente eliminado. Os candidatos que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação na 1ª etapa. Caso o número de candidatos elegíveis para a segunda etapa ultrapasse 12 (doze), serão convocados para a segunda etapa apenas os 12 (doze) primeiros colocados. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone. Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece para a classificação
a maior nota na prova de redação. Se, ao fim dessas análises, o empate prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.

6.4 Todos os candidatos da primeira etapa receberão por e-mail a lista de aprovados, em ordem alfabética. A mesma lista será disponibilizada na página do PET | Medicina UFBA no Facebook e no blog do grupo (www.petmedicinaufba.blogspot.com).

6.5 A segunda etapa consistirá de uma dinâmica em grupo. Finalizada a dinâmica, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final. Esta etapa ocorrerá a partir das 08:00 horas do dia 10 de junho de 2017. O horário da dinâmica e o local onde a mesma ocorrerá serão informados após divulgação do resultado da primeira etapa.

6.6 A terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será realizada no mesmo dia da segunda etapa, a partir das 08:00 horas do dia 10 de junho de 2017 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário da entrevista de cada candidato e o local de realização da mesma serão informados após liberação do resultado da primeira etapa. Nesta fase, mediante análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e da Carta de Intenção, serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não; profissional, cultural e outras. Além disso, o grau de interesse pelo programa, conhecimento sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da contribuição do candidato para o grupo e vice-versa. Por fim, os candidatos aprovados deverão apresentar à banca entrevistadora, ao término da entrevista, uma atividade cultural, com duração máxima de cinco minutos. O formato é livre (vídeo, poema, texto, conto, música ou o que mais surgir da imaginação do candidato) e o tema deverá ser determinado pelo próprio candidato.

6.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão descontados em seu tempo de entrevista e não poderão sobrepor à hora marcada para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final - candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta etapa também estarão eliminados do processo seletivo.

6.8 Todos os candidatos que participarem das três etapas e que não forem eliminados serão classificados em ordem de colocação por sua nota final, que será calculada mediante uso da seguinte fórmula:

  Σ(Ni xPi) 
ΣPi

Onde, i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na desclassificação automática do candidato.

6.9 Até o dia 11 de junho de 2017, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a lista com os 03 (três) voluntários (não bolsistas) aprovados. Além disso, será divulgada a lista de 03 (três) suplentes, caso atendam às exigências deste edital.

6.10 O não comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das etapas e de seus respectivos requisitos, não desqualifica o processo, e o candidato estará automaticamente desclassificado.


7. DA POSSE

7.1 No dia 12 de junho de 2017, às 19:00h, ocorrerá uma celebração em recepção aos novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o início de suas atividades.


8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Casos omissos e situações não previstas ao presente edital serão discutidos pelo grupo PET| Medicina - UFBA em reunião ordinária e divulgados oficialmente em notas/erratas posteriores, assim como adiamento do processo seletivo, que fica a critério do GRUPO PET/MEDICINA, no que achar pertinente.


Salvador, 04 de maio de 2017
Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo
Tutor do PET | Medicina – UFBA



ANEXO I
"WORK. WALK 5 MINUTES. WORK.
Stuck at your work desk? Standing up and walking around for five minutes every hour during the workday could lift your mood, combat lethargy without reducing focus and attention, and even dull hunger pangs, according to an instructive new study. The study, which also found that frequent, brief walking breaks were more effective at improving well-being than a single, longer walk before work, could provide the basis for a simple, realistic exercise resolution for those of us bound to our desks all day. People who sit for more than eight or nine hours daily, which for many of us describes a typical workday, are at heightened risk for diabetes, depression and obesity compared to people who move more often. In response, researchers and some bosses have proposed a variety of methods for helping people reduce their sitting time at work, including standing workstations and treadmill desks. The study suggests that “even a little bit of activity, spread throughout the day, is a practical, easy way to improve well-being,” says Jack Groppel, a study author and co-founder of the Johnson & Johnson Human Performance Institute. He points out that the walking breaks did not cause people to feel more tired or hungry, but instead had the opposite effect. They also did not alter people’s ability to focus, so, in theory, should not affect productivity. “It’s clear that moving matters,” Dr. Groppel says."

REYNOLDS, GRETCHEN. Work. Walk 5 minutes. Work.
Nytimes.com. Acesso em 29 dez. 2016. [Fragmento] (Adaptação).


1) Qual a ideia central do texto?
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2) Quais os achados do estudo citado?
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3) Qual foi a resposta de pesquisadores e chefes ao estudo citado?
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4) Quais informações podem ser atribuídas ao Dr. Groppel?
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